Eduardo Conde, candidato do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal de Ílhavo, garante que se o PS vencer as eleições autárquicas de 26 de setembro, o Município de Ílhavo se empenhará na dinamização de um conjunto de medidas que reforcem o comércio local, a animação cultural dos centros cívicos e o estímulo à diversão dos jovens no concelho.
O compromisso surge dos diálogos mantidos nas sessões de debate colaborativo para a elaboração do programa eleitoral do PS, que culminaram com a realização do evento em São Salvador, na sede da Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas”, em Vale de Ílhavo. Foram várias as participações que aludiram, nas quatro freguesias, à necessidade de recuperar o comércio local dos efeitos da crise social, económica e comunitária que a pandemia provocou.
Eduardo Conde considera que é urgente estabelecer um pacote de medidas que, por um lado, capacite os negócios existentes e apoie a fixação de novos, e por outro, introduza programação cultural que beneficie os espaços urbanos onde estes negócios se encontram para atrair para os centros cívicos as vivências sociais de que estão desertos. A candidatura defende que, para tanto, é também essencial fixar os jovens do concelho nos espaços de diversão locais, aqueles que existem e outros que devem ser implantados com estímulos municipais.
A candidatura autárquica do Partido Socialista de Ílhavo, liderada por Eduardo Conde, concluiu o ciclo de debates colaborativos denominados “Ouvir para Mudar”, onde foram recolhidos dezenas de contributos para a elaboração do compromisso eleitoral que serão tidos em conta na definição das prioridades para o mandato autárquico.