Viviane regressa com mais um single hoje . Mundo Digital é editado no Dia Internacional do Ar Limpo para um Céu Azul.

Mundo Digital é um tema que aborda o “desligar” das novas tecnologias e aproveitarmos melhor o mundo que nos rodeia. Viviane diz-nos que “quando estamos ligados à tecnologia que temos ao nosso dispor o tempo passa sem darmos conta e temos que saber desligar-nos do mundo virtual e voltar a “pôr os pés no chão” de vez em quando. Não tenho nada contra as tecnologias, precisamos delas e as nossas vidas melhoraram muito graças a isso, mas temos que aprender a equilibrar os dois mundos. Precisamos de ter o nosso espaço para nos reencontrarmos e de saber ficar por vezes em silêncio, longe de todo o ruído que nos rodeia constantemente“.

Para Viviane, “…as pessoas passam demasiado tempo dentro de casa, agarradas ao mundo digital e perderam o contacto com a natureza e com as atividades ao ar livre. Na minha opinião esse desligamento do mundo que nos rodeia, afeta o nosso equilíbrio emocional e até a nossa saúde a vários níveis. Precisamos de nos voltar a conectar com o mundo natural para entendermos a importância de o preservar e infelizmente, ainda temos um longo caminho a percorrer. Algumas pessoas tomaram consciência disso mesmo durante os períodos de confinamento em que se sentiram tremendamente privadas da sua liberdade de movimento“.

E o que significa para Viviane, este Dia Internacional do Ar Limpo para um Céu Azul? A artista diz-nos que “… sempre fui muito ligada à natureza e aos animais. Eu nasci numa grande cidade, vivi no 6º andar de um prédio que só tinha uma pequena sacada e lembro-me de ir aos fins de semana com os meus pais para um parque de montanha onde acabava frequentemente por desaparecer porque ia à procura de girinos na ribeira ou de flores silvestres e distraía-me das horas o que obrigava a minha mãe a andar sempre aflita à minha procura. Não sou fundamentalista, mas acho que todos temos que tomar consciência das consequências dos nossos atos e procurar viver as nossas vidas, respeitando mais o nosso planeta e o mundo que nos rodeia“.

Para além do “tema” deste novo single de Viviane, o próprio videoclipe é uma declaração apaixonada à Natureza.  A artista explica: “… quis gravar este videoclipe neste Algarve desconhecido, porque ele representa o Algarve que eu encontrei quando cheguei a Portugal no início dos anos 80. Foi a recordação deste período da minha vida em que a natureza foi o meu escape para superar toda uma mudança profunda da minha adolescência, que me inspirou para compor esta canção“.

Se tivermos atenção, ao escutarmos Mundo Digital, apercebemo-nos que existem outras vozes a acompanhar a de Viviane. Essas vozes são as do Coro Infantil do Conservatório de Olhão. E como surgiu esta ideia? Viviane responde que “comecei por idealizar e gravar a várias vozes uma melodia para reforçar os últimos refrões da canção como se de um coro se tratasse. Como eu gosto muito de um filme francês que se chama “Les Choristes” que se passa num internato para meninos difíceis nos anos 40 e conta a história de um professor de música que vai mudar a vida dessas crianças através do canto coral, de repente apercebi-me que, as vozes de um coro infantil eram precisamente o que estava no meu imaginário para a parte final da música. Essas vozes representam esperança num futuro melhor para a humanidade“.

Mundo Digital está disponível em todas as plataformas digitais a 7 de setembro

Músicos:

Voz | Viviane
Guitarra elétrica | João Vitorino
Contrabaixo | Bruno Vítor
Teclados | Filipe Valentim

Músicos convidados:
Guitarra Portuguesa | Bernardo Couto
Coro infantil do Conservatório de Olhão

Produção:
Tó Viegas
Alê Siqueira