A convite da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, IP – AD&C e da Portugal Inovação Social, a Área Metropolitana do Porto (AMP) integra o Conselho Consultivo do Centro Nacional de Competências para a Inovação Social.

A AMP é a única entidade intermunicipal que, juntamente com mais 31 membros de reconhecida competência, mérito e intervenção na sociedade em geral e na área da inovação social integram este Conselho.

Os 32 membros fundadores assumem o compromisso de partilhar a sua experiência e perspetiva relativamente à inovação social em Portugal, contribuir para a conceção do modelo operacional do Centro de Competências e contribuir para a construção de uma Estratégia Nacional para o Investimento e Inovação Social para o período 2021-2027.

A sessão de apresentação decorreu no passado dia 21 de outubro na Fundação Calouste Gulbenkian com a presença do Secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro. Assumem a Presidência partilhada do Conselho Consultivo o Presidente da AD&C, Nuno Santos e o Presidente da Portugal Inovação Social, Filipe Almeida. A coordenação cabe à Fundação Calouste Gulbenkian, com o apoio técnico da MAZE.

A criação deste Conselho Consultivo surge no âmbito da iniciativa da #ComissãoEuropeia, via Direção-Geral Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, para promover a criação de Centros Nacionais de Competências para a Inovação Social em cada um dos 27 Estados Membros (EM) da União Europeia até 2023.

No passado dia 24 de novembro, teve lugar, na Presidência do Conselho de Ministros, a 1ª reunião do grupo de trabalho, do qual AMP é membro fundador.