A Junta de Freguesia de Tropeço dará novo andamento a obras já iniciadas em anos anteriores, isto porque, projetos custeados unicamente com verbas da Junta são a Escola EB1 de São João, que foi convertida em ATL e o Centro de Dia (que abriu há mais de 5 anos) e funciona em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Arouca.

 

Foi entretanto alargada a via que liga o Lugar de Ferreiros ao lugar de Bacelo, pois a estrada estava a ceder em alguns pontos e havia falta de espaço para o trânsito automóvel e pedonal.

 

Alargado e pavimentado, foi igualmente o caminho que liga o lugar de Chãs ao lugar de Arrifana.

 

Proceder-se-á igualmente ao alargamento e construção de suporte de terras do caminho interno no lugar de Arrifana. O edifício da Junta de Freguesia também já sofreu alterações de forma a aglomerar as atividades que se encontravam dispersas por toda a freguesia como a dança, aulas de música e catequese. A EB 1 de Bacelo, local já intervencionado por obras no passado, encontra-se encerrada para as atividades do Grupo de Jovens, devido à pandemia.

 

A Casa Mortuária, já finalizada, é um local para serviços funerários da freguesia, onde os serviços não têm qualquer custo, pois, anteriormente, quando existiam funerais, as pessoas velavam os mortos nas capelas dos lugares ou nas próprias casas dos defuntos, algumas das quais sem o mínimo de condições para o efeito.

 

A estrada municipal, que faz a ligação entre os lugares de Pousadouro e Vale de Grande, será dotada de saneamento e água pública e posterior colocação de piso, já em 2021.

 

O entroncamento no lugar de Vale Grande também está a sofrer obras de requalificação com a implantação de uma rotunda, colocação de saneamento e água pública. Irá levar também piso novo e posterior requalificação do traçado entre o lugar de Vale Grande e São João, como também até lugar de Além da Ponte, desta freguesia, onde se prevê a construção de uma ETAR para satisfazer as necessidades das freguesias de Tropeço e Mansores. Está também em fase terminal a atribuição da Toponímia e números de porta nesta freguesia, que se prevê concluir durante este ano.

 

Para o ano de 2021, e com a transferência de verbas entre administrações, referidas nas GOP, a Junta irá concluir as obras já iniciadas do alargamento do cemitério, que não se efetuou em 2020, também devido à pandemia.

 

É de relembrar que a Junta de Freguesia de Tropeço retira do seu próprio orçamento, capital para inserir na chamada “Obra Social” que se notabiliza pela requalificação de habitações em estado de degradação.

As intervenções já realizadas foram a construção de raiz e arranjos de casas de banho, telhados e mesmo casas na sua totalidade.

Os populares fazem chegar o apelo à Junta e esta após a devida fiscalização, ativa o designado mecanismo social.

Estas obras tem uma considerável comparticipação da Câmara Municipal através dos Serviços de Ação Social.

Todos estes procedimentos referidos foram realizados nos mandatos deste executivo dirigido por Adriano Soares Francisco.