Eduardo Conde, candidato do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal de Ílhavo, compromete-se a garantir creches gratuitas para todos, como medida de apoio à natalidade, através da comparticipação da totalidade do custo das famílias residentes no concelho com creches sediadas no Município.
A garantia consta do Compromisso Eleitoral que o Partido Socialista anunciou publicamente no dia 3 de setembro.
No quadro do trabalho realizado pelo Partido Socialista, de ponderação dos impactos orçamentais das suas propostas, aquele compromisso representa um investimento significativo, mas comportável pelas finanças municipais, justificável e desejável pela importância do seu impacto na igualdade de oportunidades e no direito à família e à felicidade que as autarquias devem ter como prioridade.
A candidatura do PS defende ainda que a Câmara Municipal deve ainda concentrar esforços em apoiar candidaturas das Instituições Particulares de Solidariedade Social para aumento do número de vagas nas creches, fazendo face ao défice de oferta desta resposta social no concelho.
Os candidatos do Partido Socialista entendem que as pessoas são o ativo mais valioso da sociedade moderna baseada no conhecimento, e por isso procurarão que o processo de ensino-aprendizagem seja equitativo e ajustado às especificidades das nossas comunidades escolares. A intervenção social assumirá um papel relevante ao nível da atuação municipal, respondendo de forma eficiente às necessidades das populações.
A medida agora anunciada é uma das que o PS considera modelares da intervenção que a Câmara Municipal deve ter na área da Educação e da Ação Social, acompanhando-a de uma postura muito mais ativa da autarquia nesta área.
De recordar que o PS apresentou o seu compromisso eleitoral, programa de ação política que sustenta a sua estratégia para o próximo mandato autárquico e para o desenvolvimento do concelho de Ílhavo com base nas áreas prioritárias relacionadas com o relacionamento entre o Cidadão e a Autarquia, o Conhecimento e Coesão Social, a Economia e Emprego e o Ambiente e Ordenamento do Território.
O documento foi elaborado como resultado de um processo intensivo de diálogo promovido pela candidatura autárquica do PS com as pessoas e as forças vivas do concelho, através de diversos momentos de contacto com a população, as associações e das sessões de diálogos colaborativos “Ouvir para Mudar” promovidas nas quatro freguesias do Município de Ílhavo.
Powered by Enérgica | Software e Internet, Lda