Deputados do PSD voltam a pedir resultados do autocontrolo das estações de tratamento do Salgueiro e de Ossela

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Aveiro demonstram a sua preocupação com os focos de poluição nos rios Antuã, Ul e Caima, no concelho de Oliveira de Azeméis. Através de um requerimento, encabeçado por Helga Correia, os parlamentares social democratas solicitam o envio dos resultados do autocontrolo das estações de tratamento do Salgueiro e de Ossela.

 

“Continuamos a verificar pelo aspeto, nomeadamente pela cor e cheiro, que os efluentes tratados pelas referidas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Salgueiro, em Santiago de Riba-Ul e de Ossela, aparentemente, não cumprem as condições estabelecidas” – pode ler-se no requerimento agora entregue na Assembleia da República, aludindo a uma visita, em setembro último, à freguesia de Santiago de Riba-Ul, onde foi verificada a poluição provocada pelas “descargas de efluentes que ‘aparentemente’ não estão a ser totalmente tratados pela ETAR do Salgueiro”.

 

Como pode ler-se no requerimento, “esta não é uma preocupação nova”, até porque o ministério da tutela foi questionado diversas vezes, tendo sido solicitado o envio dos registos de autocontrolo efetuados nas ETAR do concelho de Oliveira de Azeméis, “que à data, segundo a informação transmitida, cumpriam as condições estabelecidas nos respetivos títulos de rejeição”.

 

Em junho de 2017 – referem os deputados no documento –  foi assinado o contrato de renovação de redes de águas residuais, pela Associação Municípios Terras de Santa Maria, um investimento de cerca 9,5 milhões de euros, que prevê um investimento de quatro milhões de euros na modernização das ETAR do Salgueiro e de Ossela, “e que denota o bom entendimento dos seis municípios envolvidos”.

 

“Ora, passados quatro anos, verificamos a ausência de melhoramentos nas referidas ETAR” – vincam os deputados, sublinhando que “a renovação das redes de águas residuais vai permitir a resolução de parte do problema, dos emissários que têm mais de 30 anos e que acusam já algum desgaste”.

 

Todavia, apesar do investimento anunciado, o PSD manifesta a sua “preocupação com os focos de poluição que ocorrem com alguma frequência, e que são do conhecimento público, nos rios que atravessam o município de Oliveira de Azeméis e que são uma preocupação crescente de todos os Oliveirenses”.

 

Através do requerimento dirigido ao ministro do Ambiente e Ação Climática, é solicitado o envio dos registos de autocontrolo efetuados nas estações de tratamento de águas residuais do concelho de Oliveira de Azeméis.