No actual contexto e, apesar das dificuldades que a organização dum evento internacional, nestas circunstâncias coloca, decidimos não ficarmos no conforto e pusemos mãos à obra. No ano em que se comemora 505 anos da  chegada dos Portugueses ao Vietname, uma vez mais escolhemos o concelho de Esposende para levar a efeito o  mais importante evento das Artes Marciais Vietnamitas em Portugal. 

Assim, a Artes Marciais Vietnamitas – Federação Portuguesa organiza, a 15, 16 e 17 de Outubro, em Ofir, a décima  segunda edição do TIÊN – OPEN Estágio Internacional, que conta com a presença do Grande Mestre Bảo Lan,  seguramente um dos maiores especialistas das Artes Marciais Vietnamitas, residentes na Europa. Presentes outros  Mestres, quer de Việt Võ Đạo, quer de Việt Tài Chí, nacionais e estrangeiros. 

Este Mestre, Bảo Lan, descendente do último imperador Vietnamita Bảo Dai vai compartilhar com os presentes, o  muito que sabe para dois públicos-alvo, em dois tipos de estágio: um mais de acção e para esses a componente  marcial, mais activa e desafiante, ou seja, o Việt Võ Đạo, para os outros, os que apreciam a calma, a quietude, os  movimentos respiratórios lentos, belos e cheios de significado, o Việt Tài Chí. Para o estágio de Việt Tài Chí não  é necessário conhecimentos prévios ou anos de prática pelo que qualquer interessado o pode frequentar. Para o  estágio de Việt Võ Đạo qualquer praticante de Artes Marciais é bem-vindo, pois é aberto a qualquer estilo. São  mais de nove horas de treino distribuídas por quyền (sequências codificadas), técnicas de combate e armas… 

Os treinos decorrerão no próprio hotel, com a seguinte carga horária: 

15 Outubro – Sexta-feira: 19.00 21.00 Treino Việt Võ Đạo e Việt Tài Chí 

16 Outubro – Sábado: 09.00 11.00 Treino Việt Tài Chí 

10.30 13.00 Treino de Việt Võ Đạo 

16.00 18.00 Treino Việt Tài Chí 

17.30 20.00 Treino Việt Võ Đạo 

17 Outubro – Domingo: 9.00h 11.00 Treino de Việt Tài Chí 

10.30 12.50 Treino Việt Võ Đạo 

12.50 13.05 Encerramento, Certificados 

Com o programa técnico de Việt Võ Dạo: 

Cintos brancos – Thần Đồng Quyền – o quyền do pequeno génio; 

Cintos negros – Kim Ngưu Quyền – o quyền do búfalo de ouro; 

E de Việt Tài Chí: 

Cintos brancos – Linh xà quyền – o quyền da serpente sagrada; 

Cintos negros – Bát khí phiến quyền – quyền de leque das oito energias; 

Uma das singularidades do Việt Võ Đạo relativamente às outras Artes Marciais é que no Vietname medieval, por  determinação do Imperador, estas eram ensinadas na escola como parte dos currículos em todas as suas vertentes:  técnica, ética e filosófica. A disseminação junto da população era enorme assim como muito fortes os aspectos  culturais das Artes Marciais. O movimento de divulgação do Việt Võ Đạo (literalmente a arte marcial do povo  vietnamita) na Europa e em todo o mundo trouxe e traz, naturalmente, fortes aspectos culturais a ele associados e  este estágio é a viva prova disso. Os 50 inscritos, muitos dos quais, vindos de vários Países da Europa, certamente  apreciarão este evento e a nossa região, com destaque para a nossa simpatia, clima e claro, gastronomia.