DEBATE À VOLTA DO 6º RELATÓRIO do IPCC 
– Painel Internacional para as Alterações Climáticas 
 
PELO CLIMA, PELA BIODIVERSIDADE, 
PELA TRANSIÇÃO ECOLÓGICA (MAIS QUE ENERGÉTICA)

SESSÃO PÚBLICA NO PORTO POR OCASIÃO DA COP 26
que decorre de 31 de outubro a 12 de novembro em Glasgow, Reino Unido


Sexta-feira, 5 de novembro de 2021, às 21:15, no Cinema Passos Manuel

Inscrições: atividadesca@gmail.com (indicar nome, email e telefone – para caso de emergência – de cada pessoa a inscrever)
Se só puder decidir-se à última hora, pode inscrever-se no próprio dia e local (chegue um pouco antes se possível)
A entrada, não obstante, é livre e gratuita.

Organização:
Greve Climática Estudantil do Porto
Campo Aberto – associação de defesa do ambiente

Apoio: ACER – Associação Cultural e de Estudos Regionais; Clube Unesco da Cidade do Porto; NDMALO-GE: Núcleo de Defesa do Meio Ambiente de Lordelo do Ouro – Grupo Ecológico; Movimento por um Jardim Ferroviário na Boavista.

Mais informações:

Participe  neste debate agendado para a próxima sexta-feira, dia 5 de novembro, às 21:15, no Cinema Passos Manuel, no Porto.

Trata-se de uma iniciativa da Campo Aberto, em colaboração com a Greve Climática Estudantil do Porto, e o apoio de outras associações e movimentos, na qual propomos tentar fazer um ponto de situação sobre as Alterações Climáticas, na sequência da publicação do último relatório do IPCC e no momento em que se inicia a 26ª Cimeira do Clima, em Glasgow.

Pretende-se que este debate contribua para o esclarecimento das principais conclusões do documento publicado em Agosto pelo IPCC, as suas implicações para Portugal e de que forma(s) cidadãs e cidadãos preocupados poderão preparar-se e actuar. O debate contará com a moderação da jornalista Arminda Deusdado (licenciada em Ciências Históricas e jornalista, da produtora Farol de Ideias e do conhecido Programa Biosfera na RTP2) e com a participação de:

  • Carlos Leitão Pires (Climatologista e Doutorado em Meteorologia pela Universidade de Paris VI, Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)
  • Anabela Carvalho (Doutorada na University College London, Professora Associada no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho)
  • Jorge Leandro Rosa (Filósofo, Ensaísta, Tradutor, doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, Investigador no Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto)

Tópicos a debater:
– o que concluiu o último relatório do IPCC
– que implicações para Portugal
– o que devemos e ainda podemos fazer?
– como interpretar os discursos contraditórios sobre as alterações climáticas
– como comunicar eficazmente a emergência climática
– justiça climática, dimensões ambientais, sociais e económicas
– consequências físicas, químicas, biológicas e sociais do processo em curso de transformação do nosso planeta

A participação é livre e gratuita, mas é conveniente a inscrição, através do email atividadesca@gmail.com. Se só puder decidir-se no próprio dia, a inscrição pode ser feita à entrada, sendo aconselhável estar no local antes das 21:15. Aqui pode ser consultada informação mais detalhada:

https://www.campoaberto.pt/2021/10/27/justica-climatica-biodiversidade-transicao-ecologica-mais-que-energetica/